Como tomar decisões difíceis?


Pensar, pensar, pensar! Decisões difíceis são difíceis! Não é atoa que são difíceis. O que é melhor para mim? Ah... será se eu vou? É melhor não ir... pera! Ah, não sei. — Tão complicado quanto andar de bicicleta. Em pensar que esse já foi o medo de todos nós. Como você costuma lhe dá com as suas decisões? Em média, você tem mais o que comemorar ou o que lamentar? A duvida é uma coisa normal do ser humano, uma condição que tem o poder de nos fazer pensar um pouco antes de agir. Mas até quando ela vale a pena? Entenda melhor e aprenda a tomar boas decisões em sua vida.

O que é mais importante para você?

O mais típico das decisões são: continuar na mesma ou mudar para algo novo, tomar uma de várias decisões ou então decidir o que precisa acabar para que algo novo comece ou então se dá para conciliar várias coisas ao mesmo tempo. Essas questões aquecem a vida de milhões de pessoas diariamente, quando não é isso, envolvem questões pessoais diversas ou profissionais. Tenha certeza que tudo o que fazemos interfere em nosso futuro, bem como as pequenas e grandes realizações. Pense sempre a frente! Albert Einstein em um de seus livros publicou: "A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original." Em outras palavras, ele deixa claro que toda nova ideia te distancia a seu estado anterior, direcionando-o a um novo caminho. Até que ponto Einstein estava correto ao afirmar isso?

Balancear as importâncias de nossa vida reflete a escolha de alguma coisa, consequentemente, melhora a nossa capacidade em tomar decisões, mesmo que se arrependa depois. A liberdade em poder opinar em sua história é o que faz dela interessante, proporcionando novas aventuras. Claro, pensando no futuro. Se for para escolher algo que certamente dará em arrependimento, valerá a pena viver afundando em remorso? Infelizmente, certas decisões não permitem voltar.


Escolha o que pode melhorar a sua vida

Toda decisão sempre está ligada a benefícios, não é mesmo? O que isso pode trazer de bom para a sua vida? Será que isso pode lhe deixar feliz ou é apenas um desejo passageiro? O contentamento é uma droga, toda vez que fracassamos e não podemos reverter a situação. Não deixe que algo incerto possa motivar mudanças importantes, elas podem afetar pessoas, ferir a sua liberdade de expressão e até quebrar a sua própria rotina. Procure caminhos mais certos e fáceis de seguir, sem estar com peso na consciência depois. Quando se está no caminho certo não há o que temer. Anule as dificuldades propostas por você mesmo e observe o que acontece a sua volta. Será que outras pessoas passaram pela mesma coisa?

Tome os outros como exemplo

Parece meio fútil, né? Se basear pelas outras pessoas... Porém essa é a maneira mais inteligente de aprender sem precisar se lascar, ou melhor, quebrar a cara. Mesmo que o efeito que tenha para o outro não tenha para você, é importante notar as falhas alheias e não repeti-las. A cada nova tentativa, somos uma versão melhorada de algo que não deu certo. Pense em como você resolveria o problema dessas pessoas e desenvolva situações mais eficazes. Recolha as informações que você precisa para seguir em frente e voilá. Determine um plano B e até o C, se necessário. Não seja um navegante de primeira viagem quando se trata do seu futuro, pois é bem melhor estar preparado para tudo do que precisar improvisar na hora do aperto. A sorte não é obrigada a estar do lado de ninguém.

Escrito por Michel Silva

You Might Also Like

0 comentários